Santa Teresinha seu amor por Jesus Crucificado.

Santa Teresinha aos pés de Jesus: imagem de
um dos vitrais do Santuário de Santa Teresinha
do Menino Jesus - Curitiba/PR.
Esta bela imagem de Santa Teresinha aos pés de Cruz faz parte do conjunto de vitrais do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, localizado em Curitiba/Paraná e ilustra bem duas características fundamentais na vida e na obra de Santa Teresinha: seu amor por Jesus Crucificado e o sentido da devoção das "rosas de Santa de Teresinha".

Citamos neste breve artigo alguns pensamentos para refletirmos sobre estas características. 

"A minha vocação é o Amor".

«A caridade ofereceu-me a chave da minha vocação. Compreendi que, se a Igreja apresenta um corpo formado por membros diferentes, não lhe falta o mais necessário e mais nobre de todos; compreendi que a Igreja tem um coração, um coração ardente de amor; compreendi que só o amor fazia atuar os membros da Igreja e que, se o amor viesse a extinguir-se, nem os Apóstolos continuariam a anunciar o Evangelho, nem os mártires a derramar o seu sangue; compreendi que o amor encerra em si todas as vocações... Então, com a maior alegria da minha alma arrebatada, exclamei: Jesus, meu amor! Encontrei finalmente a minha vocação. A minha vocação é o amor!» (Manuscritos autobiográficos).

"O amor não pode ser apenas por palavras".
"Este ano, Madre querida, Deus deu-me a graça de compreender o que é a caridade. Compreendia antes, mas de maneira imperfeita, não tinha aprofundado esta palavra de Jesus: "O segundo [mandamento] é semelhante a este: "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Dedicava-me, sobretudo, a amar a Deus e foi amando-o que compreendi que não devia deixar que meu amor se traduzisse apenas em palavras, pois: "Nem todo o que me diz: `Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus, mas o que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". Essa vontade, Jesus a deu a conhecer muitas vezes, deveria dizer quase a cada página do seu Evangelho; mas na última ceia, quando sabe que o coração dos seus discípulos arde de maior amor por Ele que acaba de dar-se a eles no inefável mistério da sua Eucaristia, esse doce Salvador quer dar-lhes um novo mandamento. Diz-lhes com indizível ternura: "Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros; que, assim como eu vos amei, vós também vos ameis uns aos outros. E nisto precisamente todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros".
"Não posso descansar enquanto houver almas para salvar".

"Quero passar o meu Céu a fazer bem à terra. Não posso descansar enquanto houver almas para salvar. Deus não me daria este desejo de fazer o bem sobre a terra depois da minha morte, se não quisesse realizá-lo".

O que podemos aprender com a imagem de Santa Teresinha aos pés de Jesus?

Muito. Mas, no contexto desta reflexão, podemos intuir alguns ensinamentos:

  • O que levou Santa Teresinha a aceitar a missão de interceder pelas pessoas é o seu amor a elas, decorrente de seu amor por Jesus.
  • Passar o seu céu fazendo o bem à terra resume a missão de Santa Teresinha nos dias de hoje, após sua morte: ela continua entre nós! Intercedendo por nós!
  • Foi aos pés de Jesus Crucificado e no seu encontro com Jesus Eucarístico que Santa Teresinha encontrou a "fonte" de todas as graças que conseguia para as pessoas pelas quais intercedia. E isso continua sendo assim! A devoção das rosas mostra isso claramente: ele consegue as bençãos (simbolizada nas rosas) aos pés de Jesus, seu Amado e Deus Misericordioso.